Copenhagen Fashion Week: semana de moda sustentável, na Dinamarca
Caminhar em direção à uma economia verde tornou-se uma trajetória inevitável, diante das mudanças climáticas e o risco de esgotamento de recursos.
Os impactos dessa transição são sentidos, inclusive, no mundo da moda. Falar sobre sustentabilidade não é apenas uma opção, mas, sim, uma das principais pautas nas agendas das empresas, marcas e governos.
Quando pensamos no nosso “fashion world” alinhado com a sustentabilidade, não tem como deixar de citar a Copenhagen Fashion Week (CPHFW). A semana de moda dinamarquesa tem se destacado edição após edição com a inovação em seu protocolo atrelado ao compromisso com a responsabilidade ambiental.
Em 2018, Cecile Thorsmark assumiu como CEO da CPHFW. Thorsmark integrou a sua gestão um novo modelo para a semana de moda dinamarquesa. Hoje em dia, as marcas passaram a ter que atingir padrões rigorosos ligados, em especial, ao meio ambiente.
A abordagem holística da CEO exigiu das marcas participantes o cumprimento de ao menos 18 regras divididas em seis áreas e relacionadas à diversidade, inovação, vida útil das peças e metodologia de produção.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) publicou um estudo, em 2022, sobre a indústria têxtil e destacou que a produção de roupas gera entre 2% a 8% do volume global de emissões de carbono. Já o tingimento têxtil é o maior poluidor de fontes de água no mundo.
Ainda em 2022 foi fundada a European Fashion Alliance (EFA), uma aliança que reúne organizações internacionais de moda e têxteis, incluindo em sua carteira de membros a Copenhagen Fashion Week (CPHFW). A EFA defende e visa estabelecer na Europa a aceleração e transição da moda para um futuro mais sustentável, inovador, inclusivo e criativo.
O Plano de Ação CPHFW 2020-2022 foi publicado, em 2019, já com a abordagem integrada da CEO.
PLANO DE AÇÃO 2020-2022
No desfile de janeiro de 2023, apenas foram selecionadas marcas cujo as apresentações estavam em harmonia com os padrões de sustentabilidade da CPHFW.
O evento também publica o Relatório Anual de Sustentabilidade – edição de 2023, onde destaca os compromissos, desafios e ambições que foram reconhecidos e os planos para superar obstáculos encontrados e, com isso, progredir nas próximas edições.
VEJA ALGUMAS MARCAS NA EDIÇÃO DE 2023:
TG Botanical
A marca TG Botanical, fundada em 2020 por Tatyana Chumak, apresentou uma coleção feita a partir de tecido de fibras naturais à base de plantas como urtiga, linho e cânhamo. Além disso, o processo de tingimento foi feito por meio de técnicas antigas e com origem de pigmentos naturais: bolotas, cascas de cebola e grãos de café.
The Garment
Marca de roupa feminina, com cerca de 20 anos, e possui uma linha minimalista para que as peças combinem com diferentes looks — o que gera um efeito também de “possuir menos comprando certo”.
Outro destaque é a compensação da pegada ambiental de cada peça produzida. No processo de produção da peça, é calculado o quanto foi emitido de CO² e em parceria com a empresa ambiental Choose, de origem norueguesa, há a compensação de carbono/ neutralização ambiental.
(Di)vision
A marca apresenta o streetstyle em que os designers dinamarqueses utilizam “estoque morto” de materiais de empresas varejistas. As peças são, geralmente, produzidas em fábricas locais. O processo minimalista e à base de “estoque morto” é a criação de uma solução ambiental para a redução do impacto na indústria da moda. Além disso, a mistura de estampas proporciona sempre peças únicas.
A partir dos critérios utilizados no primeiro Plano de Ação e os aprendizados, a CPHFW lançou o Plano de Ação 2023-2025 (acesse aqui), que conta com novos critérios de admissão para que marcas possam participar do evento. A próxima temporada já tem data marcada e será entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2025.
VAMOS ACOMPANHAR O QUE TEREMOS DE INOVAÇÃO ECOLOGICAMENTE CONSCIENTE NO NOSSO "FASHION WORLD"?!
Fontes: Copenhagen Fashion Week (https://copenhagenfashionweek.com/); European Fashion Alliance (https://www.europeanfashionalliance.org/); Sustainability for Students (https://www.sustainabilityforstudents.com/post/a-source-of-inspiration-copenhagen-fashion-week); ConsiderBeyond (https://www.considerbeyond.com/lets-consider-beyond/9-designer-brands-that-met-copenhagen-fashion-week-sustainability-requirements); United Nations – UN (https://news.un.org/pt/story/2022/10/1804067)