ANNY WEST

EM CLIMA DE OSCAR, CONHEÇA O “OSCAR DA MODA SUSTENTÁVEL: GREEN CARPET FASHION AWARDS”

Em ritmo de Oscar, nesta publicação, conheceremos mais sobre o “Oscar da Moda Sustentável”, o Green Carpet Fashion Awards (GCFA). O evento premia nomes que incentivam uma moda sustentável e ética, além de dar destaque às personalidades que buscam deixar um legado de ações mais conscientes, responsáveis e que visam a transformação coletiva do mundo.

A premiação deste ano foi realizada em Los Angeles, onde tivemos condecorações que foram desde Donatella Versace até o Secretário-Geral da ONU, António Guterres. 

O Green Carpet Fashion Awards teve início em 2017, em Milão, na Itália, e foi criado pela federação italiana Camera Nazionale della Moda Italiana (CNMI) em colaboração com a Eco-Age e outros órgãos italianos. A fundadora e diretora de criação é a Livia Firth, que atualmente também é editora de sustentabilidade da Vogue Arabia. 

A cada edição são concedidas premiações divididas em categorias baseadas em seis arquétipos culturais: O Visionário, O Mensageiro, O Rebelde, O Curandeiro, O Sábio, O Futurista

De acordo com a GCFA, ao englobar esses modelos de persona no cenário sustentável, “o evento reconhece aqueles que oferecem uma nova perspectiva sobre a verdadeira transformação interseccional, ao mesmo tempo em que reúne a próxima geração de líderes globais que impulsionam soluções políticas, sociais e ambientais para um futuro coletivo mais brilhante.” 

O VISIONÁRIO: ANGAANGAQ ANGAKKORSUAQ

Significado: Um pensador inovador que vê o caminho para um mundo melhor.

Angaangaq é um xamã, ambientalista, curandeiro, contador de histórias e guardião das antigas tradições Qilaut (o tambor de vento) da Groenlândia. O seu trabalho visa construir uma ponte entre gerações, desde jovens até idosos. A sua contribuição já o levou para mais de 70 países, transmitindo o seu conhecimento e partilhando experiências baseadas na proteção climática e consciência sobre a natureza. 

Apresentado pela: Trudie Styler

A MENSAGEIRA: KALPONA AKTER

Significado: Uma comunicadora e ouvinte exemplar que amplifica a verdade de uma forma que muda o jogo para os outros.

Kalpona é diretora executiva e fundadora do Bangladesh Centre for Worker Solidarity (BCWS). Ela atua na segurança dos trabalhadores da indústria da moda. Dentre suas causas, estão a segurança por salários justos, boas condições de trabalho e o direito aos sindicatos. 

A sua trajetória na indústria da moda começou aos seus 12 anos, em Bangladesh – seu país natal. Iniciou o seu trabalho em fábricas de vestuário e, atualmente, se dedica à causa sendo uma importante voz para pessoas da sua região e no mundo, sendo essencial até para a criação de uma legislação contra condições de trabalho análogas a escravidão na indústria da moda. 

Em 2016, foi condecorada com o Prêmio Alison Des Forges da Human Rights Watch por Ativismo Extraordinário.

Apresentado pela: Annie Lennox

O REBELDE: JOHN LEGEND

Significado: Um provocador corajoso que desafia o status quo.

John Legend, cantor e compositor americano, tem uma carreira de mais de 20 anos e reúne premiações como 12 prêmios Grammy, um Oscar, um Globo de Ouro, um Tony e um Emmy. Ao longo de sua trajetória, sempre esteve envolvido com causas para promover a justiça social. Alguns de seus projetos foram Show Me Campaign, programa de acesso à educação e The Bail Project, programa que facilitou a contratação de ex-presidiários. 

Apresentado pelo: Shaka Senghor

A CURANDEIRA: MARY ROBINSON

Significado: Uma cuidadora que alivia a dor e repara os danos.

Mary Robinson foi a primeira mulher presidente da Irlanda e também desempenhou um importante papel como Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos. Além disso, presidiu o The Elder, fundação criada por Nelson Mandela formada por líderes líderes globais que trabalham pela paz, justiça, direitos humanos e um planeta sustentável.

Apresentado pela: Vanessa Nakate

OS FUTURISTAS: BOBI WINE AND BARBIE KYAGULANYI

Significado: Um pioneiro corajoso que prevê um futuro mais brilhante e constroi ativamente o caminho por meio de ações decisivas e mudanças transformadoras.

Bobi Wine é um cantor e ativista político de Uganda. Foi candidato à presidência em 2021, e teve o seu documentário “Bobi Wine, the People’s President”, que narra esse período eleitoral, indicado ao Oscar este ano. 

Barbie Kyagulanyi filantropa e autora de Uganda. Barbie é casada com Bobi Wine. É fundadora da ONG Caring Hearts Uganda que atua com meninas adolescentes levando educação sobre HIV/AIDS e higiene menstrual. 

Apresentado pela: Rupi Kaur

O SÁBIO: SECRETÁRIO- GERAL DA ONU ANTÓNIO GUTERRES

Significado: Um educador a quem as pessoas recorrem para obter todo o tipo de sabedoria e experiência para ajudá-las a navegar nas dificuldades e complexidades.

O homenageado foi o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, “por sua liderança visionária, compaixão e dedicação à promoção da paz, justiça e dignidade humana em escala global.”

Apresentado pela: Vanessa Nakate

THE GCFA CHANGE MAKER: DONATELLA VERSACE

O Green Capert Fashion Awards também homenageia todo ano um Game Changer. Em 2024, a condecoração foi concedida para Donatella Versace, por seu ativismo pelos direitos LGBTQ+ na moda e na cultura. 

Apresentado por: Jennifer Coolidge e  Michaela Jaé Rodriguez.

CURIOSIDADE

Em 2023, a Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, foi a premiada na categoria de curandeira. O prêmio foi entregue pelo Leonardo Di Caprio. A ministra foi homenageada pelas suas conquistas em defesa dos direitos das florestas e por ajudar na luta dos povos indígenas os colocando na agenda climática.

Tendo em vista a importância de iniciativas como o Green Carpet Fashion Awards (GCFA), a organização também publica o relatório de impacto da premiação. Acesse o relatório de impacto (clique aqui). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com*

pt_BR